CO2

Ola,

Um aquario plantado necessita de adicionarmos CO2 em forma de gas para fechar o ciclo de crescimentos das plantas, na atmosfera este gas existem em ambundância, mas em uma “caixa” de vidro com água não é tão presente assim, então temos que adicionar o CO2 utilizando um cilindro/garrafa pet e um  difusor para fracionar as bolhas, existem também reatores de co2.

Este gas dever ser adicionado no aquario plantado durante o mesmo período em que a luz do aquario fica acesas, pois se adicionadas 24 podem ocorrer mudanças bruscas no PH do aquario durante o periodo em que as luzes estejam  apagadas,  ocasionando assim a morte dos peixes. Por isso que em alguns projetos o pessoal coloca na saida do cilindro um aparelhos que abre e fecha a saida deste gas automaticamente no mesmo período de luz, este aparelho é conhecido como válvula de solenoide.

cilindro_co2Sabemos ou você está sabendo agora, que cilindro de CO2 não é um investimento barato alguns modelos podem chegar a custar mais de R$ 2000,00, existem soluções caseiras para adaptar extintores de incendio em fim… pessoalmente não aconcelho a aquisição destes modelos adaptados.

Eu porem na primeira montagem do meu aquario plantado não queria sair gastando dinheiro em uma coisa que não sabia se eu iria realmente gostar, então sai caçando na net uma solução caseira mais conhecida como CO2 de garrafa, é nada mais nada mesmo que uma receita de alguns itens misturados que juntos ocorre uma reação e nesta o gas CO2 é gerado e liberado e confeço a voces que é uma alternativa satisfatória, utilizo esta receita/solução até hoje no meu primeiro aquario carinhosamente chamado de x bagunça.

Não pode se comparar a um cilindro onde nele conseguimos controlar a saida das bolhas e neste CO2 de garrafa isso não acontece, pois a geração do gas varia muito dependendo do temo externo, se estiver calor o bixo vai bombar sair em torno de 3 a 5 bolhas por segundo se o tempo estiver frio sai 1 bolha a cada 3 segundos, ou seja:
O PH do aquario pode variar muito,  não temos como controlar as bolhas, existem alguns aventureiros que tentam adaptar na saida da garrafa uma válvula para controlar, mas controlar oque? Como a geração do gas depende do tempo externo se você aprisionar o gas a garrafa pode explodir, uma vez iniciado o processo da mistrura em seu auge ele não para de produzir. E a parte mais chata em que eu acho é que a cada 15 ou 17 dias você tem que fazer a receita novamente.

Receita ingredientes:
Açucar refinado
Bicarbotado de sodio
Fermento biológico
AquaSafe

Modo de fazer:
Prepare uma garrafa pet de 2L, fure a tampa e cole uma mangueira de ar para aquario, o tamanho que você achar melhor, cole muito bem esta mangueira na tampa pois como utilizamos um difusor, esta garrafa irá ter uma pressão, uma dica é coloar com cola araldite,  coloque na garrafa um litro e meio de agua de torneira tratada com o AquaSafe, adicione 2 copos amerianos de açucar refinado, uma colher de café de bicarbonato e uma colher de café cheia de fermento biologico, tampe e mistrue bastante.

Ele irá iniciar o processo dentro de 24 horas, após este periodo não acontecer, nada não quer dizer que a receita não deu certo, vai por mim, existem vazamento de gas e lhe dou um toque, é na tampa !!! Demorei muito para conseguir resolver teste prolemas mas até que consegui chegar a uma solução plausivel.

Sinto muito pelo gigantesco texto mas essa parte de CO2 é fundamental em um plantado

Obrigado pela visita e até o proximo post.

0 Responses to “CO2”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem vindo

Tentarei passar aqui, a minha experiencia com aquarios plantados e marinhos onde mostrarei um dos mais maravilhoso hobby.


%d blogueiros gostam disto: