RVA “Rochas vivas artificiais”

Ola,

Bem todo mundo sabe que um aquário marinho deve existem em seu interior rochas para poder fixar os corais e dar aquele aspecto de fundo do mar. É isso ai, e mais um pouco!, as RV são fundamentais para um bom equilíbrio em um aquário marinho, alem de segurar os corais nelas ficam as bactérias que irão dar um equilíbrio ao sistema caso tenham interesse em se aprofundar no assunto, não deixe de ler o livro “O aquário marinho & as Rochas Vivas” do Sergio Gomes. E estas rochas são protegidas por lei ou seja não se pode mais obter extração da mesma, apenas você consegue algo se alguem que já tenha um marinho e está desmontando poderá lhe vender.

Depois de ler isso você que esta iniciando neste hobby como eu, imagina … e agora? … “e agooooraaaa Juseee..!!!!no nono nonono” (e agora Jose do mundocanibal.com.br)
Exitem empresas que fabricam estas rochas vivas artificiais, mas a um valor bem salgado (imagine então as rochas vivas naturais), para variar saí na busca de informações se seria possível fabricar em casa estas e para minha alegria existe !!! Neste  forum o Luiz Fernandes de Itajai SC depois de vários testes chegou a uma “receita” de como construir as rochas vivas artificiais em casa, e inseriu em seus próprios aquários, isso ainda levanta muita polemica como você pode ter observado o forum, mas acredito que o resultado final é satisfatório.

Baseando na receita dele adicionei sal grosso de churrasco, que dará uma maior porosidade a estas rochas, ele utiliza um método de adicionar lata de cerveja, algumas bexigas tudo para deixar elas com cavidades para aumentar o contato, até que procurando em sites americanos encontrei um que utiliza areia úmida para fazer os moldes das pedras depois de fazer estes moldes na areia ele adiciona a mistura de RVA e deixa secar, retira da arei  e pronto você tem uma VRA saída do forno !!! Bom com o material em casa mão a obra.

Depois de prontas é necessário deixar estas em um recipiente de água doce por pelo menos uns 20 a 30 dias e este deve ser trocado a água diariamente nos primeiros dias e depois pode trocar com com menos frequencia. Porque fazer isso ? Não posso depois de seca adicionar no aquário? Se fez esta pergunta não leu por completo o tópico do Luiz Fernandes, como esta RVA são basicamente cimento e este demora mais ou menos 2 meses para seca, neste processo o cimento libera químicas na água e não seria nada legal para seus peixes e habitantes, uma das características observada é o aumento de RA (reserva alcalina) em quantidade muito elevadas.

Já “fabriquei” algumas e estas estão em um balde com uma bomba de ar ligada para oxigenar a água e ajudar na maturação desta. Pretendo depois colocar estas RVA em um outro recipiente com água salgada com os mesmo parâmetros que irei deixar o meu nano reef para que estas já criam vida, agilizando assim o processo de maturação do meu aquário

É isso ai, obrigado pela visita.

15 Responses to “RVA “Rochas vivas artificiais””


  1. 1 Humberto 30/12/2009 às 11:35 am

    Olá, parabéns, suas rochas ficaram muito boas.

    Observando suas fotos, concluí uqe está com a mesma aparencia que as rochas do Luiz fernandes ( Site ReefCorner) pois ele me doou algumas ja maturadas..

    Logo Logo pretendo fazer algumas rochas,

    • 2 Camolez 30/12/2009 às 5:14 pm

      Ola Humberto,

      Sua observação fui muito importante, ainda mais vinda de uma pessoa que conhece pessoalmente as rochas criada pelo idealizador, finalmente posso continuar a fabrica-las

      Muito obrigado pela visita e pela observação.

      • 3 rafa 20/03/2010 às 3:29 pm

        como vai, bem eu espero, como sempre a busca da rocha perfeita; compre na casa de ração sal grosso é mais barato e adcione a massa das rochas lembrando que a massa tem que ser farofa, o sal ira se disolver ficando ainda mais porosa ‘como queijo suiço’ abraços.

      • 4 Camolez 21/03/2010 às 12:51 pm

        Valeu pela dica !!!

  2. 5 rafa 12/03/2010 às 4:50 pm

    muito legal suas rochas deicho uma dica para as roxas ficarem mais porosa; naõ adcionar muita aqua na massa fazer o que chamamos na construçaõ civil de farofa vaõ ficar completamente porosa.

  3. 7 rafa 12/03/2010 às 4:53 pm

    quem quiser saber mais sobre como deicha as rva mais porosas ou coloridas meu imail rafael.v.vieira@hotmail.com

  4. 8 Wfrido 21/09/2010 às 4:29 pm

    Falaaaaa Daniel…..estou em um novo projeto para um novo reef, depois de eliminar completamente as Bryopsis, foram 8 meses de luta…me diz uma coisa mmmmme ajuda….qual cimento branco usar para fazer as rochas? tem algum específicio e ou qualquer tipo de cimento branco? se puder me responda no email

    Me ajuda

  5. 11 Otto Almeida 13/07/2012 às 11:04 am

    Parabéns, muito boa essas Rochas RVAs, estou fazendo um filtro biológico para aquário de água doce, os Siporex são muito caros, e a maioria das rochas porosas tornam a água muito alcalina e se dissolvem com o tempo.

    Posso usar essas RVAs para colônias de bactéria no meu futuro filtro biológico?

  6. 13 Otto Almeida 08/08/2012 às 3:55 pm

    Obrigado pela resposta meu amigo, eu também trabalho na área de TI e to entrando no hobby de aquarismo pra afastar o stress dessa área.

    Amigo, por ventura você sabe se existe algum material que substitui a zeolita, eu ví sobre a mídia siporax mas ainda é muito caro. É que pretendo fazer um filtro biológico e a zeolita serviria como um substrato.

    • 14 Camolez 09/08/2012 às 11:18 am

      Otto Almeida,
      Eu não saberia responde essa sua dúvida, convido então a participar de um forum onde o pessoal sempre sanaram minhas dúvidas com certa rapidez no caso -> http://www.aquahobby.com/era_de_aquarios.php
      Essa vida de T.I. é realmente estressante o maior desafio no começo é saber como gerenciar o tempo profissional com as manutenções do aquário mas é muito gratificante ver o resultado final.
      Abraços.


  1. 1 RVA – Observações « Daniel Camolez Trackback em 12/08/2010 às 10:02 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem vindo

Tentarei passar aqui, a minha experiencia com aquarios plantados e marinhos onde mostrarei um dos mais maravilhoso hobby.


%d blogueiros gostam disto: