Luminária LED para um Betta

Ola,

Luciano que é um grande amigo tem um aquário de Betta iluminado por uma lampada comum, (na verdade é da filhinha dele Isabela) resolvi fazer uma calha de led simples mas funcional, todo o detalhe da construção dela voce pode conferir clicando aqui.

Fiquem com algumas fotos:

Placa:

Antes luz comum

Depois já com os leds

Abraços.

3 Responses to “Luminária LED para um Betta”


  1. 1 Luciano Passarini 04/06/2012 às 11:21 pm

    Ficou muito bom, temos que lhe agradecer por este projeto de iluminação, agora ficou mais azul….obrigado Daniel

  2. 2 Helloween fan 10/09/2013 às 9:38 pm

    Dicas para Fitas LED durarem mais:

    01 – As fitas Led funcionam em 12V. Use uma fonte com ajuste de voltagem e regule em 11V. Compre uma fonte capaz de fornecer o dobro da amperagem consumida pela fita, para que a fonte não esquente muito.

    02 – Solde um diodo ZENER de 15V e 1 W nos conectores da fita, para proteger os Leds contra picos de tensão. Desta forma, qualquer pulso elétrico acima de 15 volts será drenado pelo zener, prolongando a vida útil dos Leds. O zener tem uma MARCA em uma das extremidades. Essa marca
    simboliza o cátodo. Solde o lado do cátodo no conector POSITIVO da fita, e solde o outro lado no conector NEGATIVO da fita. Aí basta ligar na fonte. O fio positivo da fonte no positivo da fita, e o fio negativo da fonte no negativo da fita (solde os fios da fonte nos próprios fios de estanho do zener) (um de cada lado do zener, óbvio) para evitar de colocar mais de uma gota de
    solda direto nos conectores da fita. Se precisar dividir a fita em várias partes, solde um zener em cada pedaço de fita Led.

    03 – Evite ligar e desligar a fita Led MUITAS vezes ao dia. Os Leds vão enfraquecendo a cada acionamento, principalmente se não estiverem protegidos. Assim, cada vez eles necessitam de uma quantidade maior de volts para funcionarem.

    04 – Um dissipador térmico é sempre benéfico.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seja bem vindo

Tentarei passar aqui, a minha experiencia com aquarios plantados e marinhos onde mostrarei um dos mais maravilhoso hobby.


%d blogueiros gostam disto: